Por que o psicólogo cobra as faltas?

Na primeira consulta com um psicólogo, além da queixa do paciente e dos motivos que o fazem procurar ajuda de um profissional, um dos assuntos tratados é a forma de cobrança do psicólogo. As vezes algumas pessoas não entendem bem o funcionamento, mesmo depois de explicado. Terapia é um trabalho diferente, não é algo que todo muito já fez e muitas vezes, apesar de conhecer alguém que faz, essa pessoa pode não querer dar muitas informações, o que é natural.

Pois bem, por que o psicólogo cobra as faltas do paciente? Vamos pensar assim, você já alugou um imóvel? Uma casa ou uma sala para um escritório, por exemplo? Se não, você deve imaginar que quando se aluga um imóvel, mesmo que você saia de férias, não haverá desconto por não ter utilizado o local naquele período, certo? Digamos que é mais ou menos assim que funciona o trabalho do psicólogo.

O que, afinal, você está pagando? Você está pagando para manter seu horário fixado na agenda daquele profissional. Então se você se ausenta, você irá arcar com essa falta, da mesma forma que se o psicólogo, por algum motivo, tem a necessidade de desmarcar o horário ele irá arcar com a falta dele. Cada um se responsabiliza por sua falta.

O que pode variar de profissional para profissional, é o acordo de reagendamento. Isso vai acontecer de acordo com as regras de cada profissional. Então, por exemplo, pode-se ser acordado que no caso de a pessoa precisar reagendar com antecedência, por algum motivo importante, o psicólogo poderá liberar seu horário e reservar um novo. Mas isso vai realmente depender do profissional e da forma de trabalho.

É importante também pensar que existe um motivo para que a pessoa precise ter um horário pré-estabelecido e organizado. Aquele horário é de quem ocupa e, o ideal para que o trabalho ocorra bem, é que ele realmente seja ocupado. Então, as regras do consultório são também uma forma de proteção do trabalho analítico.

Você tem mais dúvidas a respeito do trabalho do psicólogo? Entre em contato e envie sua dúvida como dica de postagem.

2 comentários em “Por que o psicólogo cobra as faltas?”

  1. No meu caso fechei 4 sessões no mês, A terapeuta me passou os valores e me perguntou qual melhor data para pagamento, informei que todo dia 6 e dia 15 acordado $160,00 + $160,00 Isto tudo no whats., marcado horário e dias. No mês de novembro minha mãe fez uma viagem e com 3 horas antes avisei a Terapeuta que naquele dia teria que desmarcar a consulta .A mesma depois de 3 dias me respondeu no waths, informando que será cobrado uma taxa de desistência Porem a mesmo não havia me informado isto antes do contrato e não sabia que valor seria este E avisou que ou aguardasse a próxima sessão pq já perdi esta .Informei que tudo (bem) .Porem na próxima sessão fiquei doente já na semana e peguei uma alergia bem no dia e avisei com 1 hora antes pq estava muito mal mesmo, mandei áudio para a mesma e novamente depois de 4 dias me informou que tudo bem ,e marque a próxima sessão .Na próxima sessão fiz a terapia, no final ela me cobrou dizendo que estava com saldo negativo .Perguntei quanto devo pq as sessão do mês de novembro já tinha sido pago duas nos dia 6.11 valor $160,00 . Porem já avia faltado (Duas) e tinha que pagar as próximas dia (15.11) Então ela me cobrou as duas faltas como normal e me cobrou mais do dia seguinte sendo que tinha pago dia 06/11 duas sessão totalizando $380,00 Achei super chato pq ela não avia mês informado nada sobre isto de multa se não comparecer antes. Achei ante ético da parte dela total, não ter avisado antes sobre a multa. Além do mesmo so responder quando enviamos boletos ….. Em Fim Agora terei mais cautela para procurar um terapeuta e perguntar tudo antes, para não passar por este constrangimento.

    Curtir

    1. Olá Celia! Obrigada pelo seu comentário.
      É realmente muito importante que as dúvidas sejam esclarecidas. Geralmente os psicólogos não costumam dar um contrato escrito, é comum que este seja apenas verbal, mas é muito importante que sejam passadas todas as informações, sobre faltas, forma de pagamento, férias…
      Outro ponto muito importante é termos espaço para falar dos desconfortos que surgem, inclusive a respeito do pagamento. Não podemos impedir que incômodos surjam na relação paciente- analista, mas é necessário que haja espaço para falar sobre isso também.
      Espero tê-la ajudado.
      Um abraço.

      Curtir

Deixe um comentário