O caminho da psicoterapia

É bastante comum me perguntarem como a psicoterapia de orientação psicanalítica pode ajudar.

Bem, de fato não será algo prático como as vezes encontramos em frases de efeito que nos dizem o que fazer, como por exemplo, “quer conquistar algo? Levante e vá, confie em você”. Na verdade, longe disso!

Este aqui é um trabalho que é construído através do pensar. Vou colocar aqui uma analogia que gosto muito para alimentar sua imaginação. Vamos pensar que estamos com vontade de reproduzir uma receita que experimentamos em determinado momento e temos em mente alguma ideia dos ingredientes. Agora vamos supor que conseguimos acertar todos os ingredientes, maravilha, certo? Mas tem um problema, algum tempero está deixando essa receita estranha, não exatamente como tínhamos em mente. Eis que, depois de muito pensar e provar descobrimos que colocamos mais sal do que era necessário. Agora sim! Agora podemos ajustar o sal e chegar ainda mais próximo, talvez acertar a medida perfeita desse prato.

O que isso tem a ver com psicoterapia? É assim que funciona. Descobrimos quais os pontos de ajustes e quais ferramentas internas nós temos para resolver nossas situações cotidianas. Isso as vezes pode trazer um desconforto enorme porque, na verdade, seria muito bom se existisse uma pílula mágica – o que não existe- mas ao mesmo tempo nos dá um poder para nos resolvermos diante de questões angustiantes que antes não tínhamos ideia de como lidar.

Trata-se de um trabalho de médio a longo prazo justamente porque nossa vida está sempre em movimento. Os ganhos são muitos mais do que podemos por na ponta do lápis e as conquistas são realmente deliciosas e duradouras.

Deixe um comentário